{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1656095153, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST15652" }
 
Buscar
  • Dra. Bruna Tavares

Estresse deixa os cabelos brancos ?

Atualizado: 4 de ago. de 2020





Não é mais só um ditado popular!


Essa relação foi recentemente confirmada por, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard , que além disso, descreveu o mecanismo que permitiria o fenômeno.


De acordo com o estudo, o estresse interfere no processo de produção das células responsáveis pela pigmentação dos cabelos.


Observou-se que o estresse leva a uma ativação do sistema nervoso simpático e o folículo do pelo é irrigado por esse sistema. O folículo está cheio de células-tronco, que dão origem às células que produzem o pigmento que dá coloração ao cabelo. A noradrenalina liberada pelo estresse diferencia as células-tronco, e elas perdem a capacidade de produzir as células de pigmento.


Não devemos esquecer que o componente genético tem muita influência no aparecimento dos cabelos brancos, massssss... podemos ajudar o nosso corpo com atividades que auxiliem o controle do estresse como: atividades físicas, arte ou artesanato, contato com animais ou plantas, leitura, meditação, caridade, espiritualidade.


Entretanto, pessoas que apresentam os fios brancos quando ainda são muito jovens ou em um processo acelerado devem buscar um especialista para descartar outras causas. Já que nem sempre é o estresse.


Vitiligo, doenças da tireóide, deficiências nutricionais e exposição à radiação ultravioleta também impactam na produção de coloração dos fios.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo