Melasma tem cura?
top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Bruna Tavares

Melasma tem cura?



Infelizmente, ainda não.


Mas isso não quer dizer que não tem tratamento.


Por se tratar de uma doença crônica, o melasma necessita de cuidados contínuos. Isso mesmo! Abandonar o tratamento no verão pode ser um desastre e esquecer que tem melasma só porque a manchinha clareou, também.


Sempre oriento aos meus pacientes que tenham muita atenção ao seu estilo de vida e à exposição à luz solar.


Filtro solar é a base de tudo, e, de preferência, deve ter pigmento, porque assim protege também contra a luz visível, que pode piorar muito as manchas.

Outra dica é atentar à reaplicação, que deve ser constante, preferencialmente a cada duas horas e sempre que perceber que a camada do filtro está diminuindo.

Somados ao filtro, existem diversos ativos clareadores que podem ser usados no tratamento. Inclusive, existem clareadores que podem ser usados pela manhã e até mesmo no verão! Por isso, não é desculpa para não iniciar seu tratamento o fato das temperaturas cada dia mais altas por aqui, ok?


Caso o seu melasma seja resistente aos clareadores de uso domiciliar, ou você deseje resultados mais rápidos, existem diversos tratamentos que podem ser associados .


Uma excelente opção é o microagulhamento, com uso de drug-delivery, ou seja, aplicação de clareadores após o procedimento.


Além dele, uma boa opção é o laser Acroma, que tem aprovação da ANVISA e do FDA para uso no tratamento do melasma, já que possui como alvo os pigmentos da pele. Uma grande vantagem é que se trata de um laser não ablativo, ou seja, não remove a camada mais superficial da pele e não requer recuperação.


E mesmo os tradicionais peelings seriados podem ser uma alternativa eficaz.


O melhor tratamento sempre será o que for indicado após uma avaliação detalhada do seu caso. Somos únicos, e nossos tratamentos também devem ser.


Abraços e uma excelente semana.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page