Luz intensa pulsada (LIP)
Vários estudos demonstram que a luz intensa pulsada é capaz de promover efeitos benéficos como: rejuvenescimento da pele, por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele). Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno).
Com isso, a aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução de telangiectasias (microvasos), rubor e vermelhidão. Também proporciona melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose e na diminuição de ceratoses actínicas e manchas.
(fonte do texto: SBD: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/procedimentos/luz-intensa-pulsada/17/)
Para tratar manchas
Essa tecnologia, quando bem utilizada, permite realizarmos o tratamento de manchas solares (melanoses) e sardas.
No caso das manchas solares e das sardas, o alvo dessa luz é a melanina, que está aumentada nas lesões e atrai o disparo, o que vai promover a sua destruição.
Em geral, são necessárias 5-6 sessões de tratamento, mas os resultados podem aparecer em menos tempo.
É importante ressaltar que para se conseguir bons resultados com segurança, o tratamento deve ser realizado por médicos capacitados para a correta aplicação da tecnologia.
Para tratar rosácea
A rosácea é uma doença dermatológica comum que afeta principalmente regiões da face como nariz, bochechas, testa e queixo. É uma doença vascular inflamatória crônica, com períodos de remissões (melhora) e exacerbações (piora), também chamada erroneamente de “acne rosácea”, pois a acne é uma doença da glândula sebácea, e não vascular como a rosácea.
O rosto vermelho, surgimento de vasos e lesões como pápulas (bolinhas) e pústulas (bolinhas com pus) são causa de grande incômodo aos indivíduos que possuem esse quadro.
Por se tratar de uma doença crônica, seu acompanhamento e tratamento devem ser mantidos.
A LIP é um dos tratamentos indicados para o controle dos sintomas da rosácea. Seu uso auxilia em diminuir os vasinhos e também a inflamação local. Via de regra, as formas leves respondem rapidamente à terapia (4-6 sessões), e em casos mais avançados ou refratários pode haver a necessidade de mais sessões.
O uso da LIP deve ser associado ao tratamento clínico. E reforço que apesar de oferecer excelentes resultados, o tratamento é para controle e não cura da doença.
Para acne
A acne também pode ser tratada com eficácia utilizando a LIP. A porfirina, que é uma molécula produzida pela bactéria propionibacterium, absorve a luz intensa pulsada, produzindo um efeito de foto inativação da bactéria. Além disso, o stress oxidativo age diminuindo e secando a acne, que tende a desaparecer em pouco tempo.
Outros possíveis benefícios: melhora da textura da pele, estímulo a neocolagênese, atenuação das manchas e cicatrizes.
Geralmente associamos ao uso de peelings e realizamos 1 sessão mensal.
O tratamento deve ser realizado em conjunto com o tratamento clínico.